O youtuber Felix Kjellberg, mais conhecido como PewDiePie, se envolveu em uma nova polêmica após usar um termo racista durante uma transmissão ao vivo de PlayerUnknown’s Battlegrounds.
PewDiePie se referiu a um oponente usando uma palavra racista e extremamente ofensiva, que até os meios de comunicações norte-americanos evitam reproduzir, identificando apenas como “n-word”.
Além da indignação dos seus fãs, o desenvolvedor Sean Vanaman, do estúdio Campo Santo – responsável por Firewatch – se pronunciou sobre o ocorrido e resolveu cortar relações com PewDiePie.
Vanaman entrou com uma ação judicial de direitos autorais (DMCA ou Digital Rights Millennium Act) para que todo o conteúdo dos jogos do Campo Santo sejam removidos do canal do youtuber, e que evite que ele faça vídeos de futuros jogos do estúdio.
We're filing a DMCA takedown of PewDiePie's Firewatch content and any future Campo Santo games.
— Sean Vanaman (@vanaman) September 10, 2017
“Estamos iniciando uma ação de DMCA contra o conteúdo de Firewatch feito por PewDiePie e todos os futuros jogos da Campo Santo.”
There is a bit of leeway you have to have with the internet when u wake up every day and make video games. There's also a breaking point.
— Sean Vanaman (@vanaman) September 10, 2017
“Há uma certa tolerância que você precisa ter com a internet quando você acorda todo dia e faz jogos. Há também um limite.”
I am sick of this child getting more and more chances to make money off of what we make.
— Sean Vanaman (@vanaman) September 10, 2017
“Estou de saco cheio desse moleque ganhando mais e mais chances de fazer dinheiro com o que fazemos.”
He's worse than a closeted racist: he's a propagator of despicable garbage that does real damage to the culture around this industry.
— Sean Vanaman (@vanaman) September 10, 2017
“Ele é pior do que um racista isolado: ele é um propagador de lixo desprezível que realmente danifica a cultura ao redor desta indústria.”
Furthermore, we're complicit: I'm sure we've made money off of the 5.7M views that video has and that's something for us to think about.
— Sean Vanaman (@vanaman) September 10, 2017
“Além disso, somos cúmplices: tenho certeza que fizemos dinheiro dos 5,7 milhões de visualizações que aquele vídeo tem e isso é algo para nós pensarmos.”
I'd urge other developers & will be reaching out to folks much larger than us to cut him off from the content that has made him a milionaire
— Sean Vanaman (@vanaman) September 10, 2017
“Eu imploro para outros desenvolvedores e vou entrar em contato com pessoas muito maiores do que nós para cortá-lo do conteúdo que fez dele um milionário.”
Lastly: I love streamers. I watch them daily and we sent out over 3000 keys to professional and amateur streamers of FW.
— Sean Vanaman (@vanaman) September 10, 2017
“Por fim: eu amo streamers. Eu os assisto todo dia e nós mandamos mais de 3 mil chaves de Firewatch para streamers profissionais e amadores.”
Algumas horas depois das declarações de Vanaman no Twitter, o vídeo de Firewatch que é citado pelo desenvolvedor e tinha cerca de 5,7 milhões de visualizações foi retirado do canal do PewDiePie.
Vale lembrar que está não é a primeira vez que o youtuber faz declarações polêmicas. Há alguns meses ele já havia perdido sua parceria com a Disney e com o Google por fazer declarações antissemitas em seu canal.