A Sony anunciou nesta terça-feira (8) que seu próximo console será chamado de Playstation 5 e será lançado para as Festas de Fim de Ano de 2020.
O Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, escreveu no Playstation Blog: “Hoje tenho orgulho em dizer que nosso console de nova geração será chamado PlayStation 5, e vamos lançá-lo na época das Festas de Fim de Ano em 2020. Estas atualizações podem não ser uma grande surpresa, mas queríamos confirmar a nossos fãs de PlayStation, enquanto começamos a revelar detalhes adicionais sobre nossa visão para a próxima geração.”
Além do anúncio no blog, a Sony também revelou mais informações sobre seu próximo console em uma matéria para a revista Wired. (via The Enemy).
O novo controle do PS5, que segundo o arquiteto Mark Cerny, ainda não tem um nome oficial, mas provavelmente será DualShock 5, conta tanto com gatilhos adaptáveis, que ajudam a notar a sensibilidade do toque ao puxar uma corda de arco, ou perceber a diferença entre o tiro de uma escopeta em relação a uma metralhadora. A vibração dos controles também foram aprimoradas. A Bateria contará com maior duração e seu peso será um pouco maior que o do atual DualShock 4 e ele contará com uma entrada USB-C.
Peter Rubin, autor do artigo da Wired, comentou sobre a melhoria na vibração, comparando o novo controle com o DualShock 4 em um teste em Gran Turismo Sport. “Ao dirigir no limiar entre a pista e a brita, eu podia sentir as duas superfícies. Ao fazer a mesma coisa na mesma pista usando um DualShock 4 em um PS4, a sensação desaparecia completamente. Não era que o antigo estilo de feedback por rumble se comparava mal, era que não havia feedback nenhum. Testes de usuários indicaram que o feedback por rumble era muito cansativo de sentir continuamente, então a versão de lançamento de GT Sport simplesmente não o utilizava.”
Ryan também comentou estas novidades do controle pelo blog.
“Com o háptico, você sente verdadeiramente um alcance maior de feedback, então bater em uma parede com um carro de corrida tem uma sensação muito diferente de fazer um tackle em um campo de futebol americano”, declarou. “Você pode até sentir uma variedade de texturas enquanto corre por descampados ou marcha pela lama.”
Cerny também declara que a interface de usuário será significativamente alterada em relação ao PS4, com mais informações sobre cada jogo e seus elementos.
“Servidores de jogos multiplayer vão providenciar o console com uma série de atividades para se unir em tempo real”, disse ele. “Jogos single-player vão providenciar informações sobre que missões você poderá fazer e que recompensas você pode receber ao completá-la — e todas estas escolhas estarão visíveis na interface. Como um jogador você só pula direto para onde quiser.”
Por fim, A matéria da Wired também confirma que a máquina registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que vocês podem ver abaixo, é um kit de desenvolvimento do Playstation 5 e algumas empresas já estão trabalhando em jogos para o console, como a Bluepoint Games, responsável pelo remake de Shadow of the Colossus.
O Playstation 5 será lançado no final de 2020.